segunda-feira, 21 de março de 2011

Atividades Extras para os alunos

Atividade realizada na Escola Estadual Evaristo Gonçalves Netto 4°ano - manhã


Prática pedagógicaCorpo

Atividade Permanente Ensino Fundamental I

Pega-pega americano

Bloco de Conteúdo

Esportes, jogos, lutas e ginásticas

Conteúdo

Esportes, jogos, lutas e ginásticas

Introdução

Dentro do universo de jogos e brincadeiras infantis, os jogos de corrida e perseguição constituem um segmento muito importante para o desenvolvimento da motricidade e também uma modalidade de atividade lúdica muito apreciada pelas crianças dessa faixa etária (6 a 8 anos).



Os três jogos propostos aqui mobilizam as habilidades de perseguir e fugir, em três contextos com características diferenciadas, a saber:

• No pega-pega americano, a trajetória de corrida de pegador e fugitivos é multi-direcional, ou seja, os deslocamentos acontecem em todas as direções possíveis.

A realização desse tipo de atividade se justifica também pelas restrições de utilização do espaço impostas às crianças de hoje, principalmente para aquelas que moram em zonas urbanas.



Objetivos

• Reconhecer a existência de regras nos jogos vivenciados,

• Obedecer as regras com o auxílio do professor,

• Explicar as regras dos jogos verbalmente para outras pessoas e

• Realizar os movimentos básicos de correr, desviar, frear e equilibrar-se.

Conteúdos específicos

• jogos de corrida e perseguição

• habilidades motoras de correr, desviar, frear, equilibrar, além de capacidades físicas de velocidade, flexibilidade e resistência

Ano

2º ao 5º ano



Tempo Estimado

40 minutos, subdivididos em 10 minutos para a roda de conversa inicial, 20 minutos para a vivência do jogo e os últimos 10 minutos para roda de conversa.



Material necessário

• Espaço físico plano e desimpedido (quadra, pátio, rua, praia ou similar).

• Lousa e giz.



Desenvolvimento das atividades

Em todas as aulas, inicie o encontro mostrando aos alunos como o jogo vai se desenvolver. Desenhe um diagrama simples na lousa, mostrando os limites de espaço a serem utilizados e o posicionamento das crianças. É interessante dar referências do espaço e representar os tipos de movimentos possíveis na atividade. Explique também as regras.



A seqüência didática está organizada em três conjuntos de duas aulas. Cada um dos jogos é vivenciado numa primeira aula e repetido na aula seguinte, visando a apropriação das regras e dos movimentos básicos por todo o grupo.



1ª e 2ª aulas - Pega-pega americano



Regras Um jogador é escolhido como pegador, e os demais fogem dentro dos limites estabelecidos previamente. Quando um jogador é pego, ele deve ficar parado no lugar em que foi pego até ser salvo por algum outro jogador.



Para salvar um colega pego, o jogador deve agachar e engatinhar por entre as pernas desse jogador. É importante esclarecer que nenhum jogador pode ser pego pelo pegador enquanto estiver salvando algum colega.



O vencedor do jogo é aquele pegador que conseguir imobilizar todos os fugitivos, numa mesma rodada.



Atenção: é importante orientar os alunos sobre a forma segura de pegar os fugitivos, utilizando apenas o toque de mão em alguma parte do corpo do colega, evitando tocar a região do rosto e dos cabelos ou agarrar e segurar os jogadores fugitivos, o que poderá causar acidentes.



Periodicamente, interrompa a partida e torque o pegador, para garantir que ao longo das duas aulas todos os alunos passem pelas funções básicas do jogo: pegador e fugitivo/salvador.





Avaliação

Ao final de cada aula, reúna os estudantes numa roda de conversa para vocês avaliarem juntos os avanços conquistados e as dificuldades que foram enfrentadas durante a vivência dos jogos. Embora exista a possibilidade de um vencedor final, é pouco provável que isso ocorra nessa faixa etária. Atenção: saber quem foram os vencedores também é pouco eficiente, uma vez que a sensação mais efetiva é vivida pela criança a cada êxito alcançado no ato de conseguir pegar ou conseguir escapar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

"A sala de aula interativa é um espaço que cada um pode trilhar sozinho, se desafiando, construindo, descobrindo, através de atividades selecionadas cuidadosamente pela professora.
Além disso, é um espaço, que toda a família pode interagir e continuar aprendendo, não importa onde estiverem."


"O trabalho com Blog, permite uma interação da família com a escola. De certo modo, é um acompanhamento das atividades realizadas, buscando sempre a valorização dos trabalhos realizados pelos alunos."
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...