domingo, 8 de maio de 2011

Plano de estudo 4°ano

Objetivos gerais: Compreender a cidadania como participação social e política, assim como o exercício de direitos e deveres, posicionando-se de maneira crítica, responsável e construtivista nas diferentes situações de interação com o outro e com o meio ambiente; utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a capacidade de análise crítica, formando-se assim cidadões conscientes de seu papel na sociedade.


Objetivos específicos:

• Expressar-se em diferentes situações;

• Conhecer e analisar criticamente o uso da língua oral e escrita;

• Produzir textos coesos e coerentes, utilizando a escrita alfabética e preocupando-se com a forma ortográfica;

• Resolver situações problemas que envolvam as quatro operações fundamentais;

• Ter uma atitude responsável em relação ao meio ambiente; reivindicando o direito de todos à vida em um espaço preservado e saudável;

• Respeitar os modos de vida de diferentes grupos sociais; saber como se relacionam com o espaço e a paisagem onde vivem;

• Compreender o corpo humano como um conjunto integrado e a saúde como bem – estar físico e psíquico;

• Comparar acontecimentos no tempo tendo como referencia os conceitos de anterioridade, posterioridade e simultaneidade;

• Valorizar as ações coletivas que tenham repercussão na melhoria das condições de vida das comunidades;

• Compreender a importância dos hábitos de higiene pessoal e ambiental como proteção contra as doenças e manutenção do ecossistema saudável;

• Expressar-se com o corpo livre, criativa e espontânea, construindo significados pessoais e de interação com o outro;

• Construir e expressar valores humanos de amor, amizade, fraternidade, honestidade, paz, etc.



Avaliação: A avaliação será realizada sobre todo o campo do conhecimento adquirido e durante todo o processo de aprendizagem, através da observação sistemáticas e análise de produções dos alunos.




Conteúdos que serão trabalhados no ano de 2011





Português



1°trimestre



• Leitura e Interpretação de textos médios;

• Alfabeto (Vogais e Consoantes);

• Margens e Parágrafos;

• Encontro consonantal e vocálico;

• Sinais de Pontuação (ponto final, exclamação e de interrogação);

• Frases (declarativas afirmativas, negativas, exclamativas e interrogativas);

• Adjetivos;

• Substantivo Próprio e Comum;

• Gênero, número e grau dos substantivos;

• Dificuldades ortográficas ( nh,ch,lh,v,f,g,j,gue,gui, que,qui,mb,mp,ns,n antes de consoante, l após vogal, sons de X, r após vogal);

• Plural das palavras terminadas em l,ao, r e Z;

• Sílaba (classificação quanto ao número de sílaba).



2°trimestre



• Leitura, interpretação e criação de textos;

• Dificuldades Ortográficas (m no final, ao, ã, ãe,ç,n após vogais, r brando, rr, h inicial, li/lhi, u/l, ns,r após consoante, l após consoante);

• Sílaba (classificação quanto à tonicidade);

• Acentuação ( acento agudo, circunflexo e til);

• Sinônimos e Antônimos;

• Substantivos (simples, composto e coletivo);

• Sinais de pontuação (travessão e aspas).



3° trimestre



• Dígrafos;

• Dificuldades ortográficas ( cl, ss, ge,gi );

• Sinais de pontuação (ponto – e – vírgula e dois-pontos, reticências, aspas e travessão);

• Substantivos Primitivos e Derivados;

• Artigos;

• Adjetivos;

• Advérbios;

• Numerais;

• Sujeito e predicado;

• Pronomes, Pronomes de tratamento;

• Verbos na 1°, 2°e 3°conjugação.







Matemática



1° Trimestre



• Noção de Conjuntos (vazio, unitário, finito e infinito);

• Relação de pertinência;

• Leitura, escrita e seqüência de numerais até 1900;

• Numeração romana até 1000;

• Dúzia, meia dúzia, dezena, meia dezena, centena, meia centena;

• Adição com transporte

• Subtração com retorno;

• Histórias matemáticas;

• Multiplicação até 04;

• Divisão até 04;

• Medida de tempo;

• Números pares e ímpares até 1900;

• Terminologia das 04 operações;



2°trimestre



• Leitura escrita e seqüência de numerais até 4000;

• Ordem crescente e decrescente de 4000;

• Adição com transporte;

• Subtração com retorno;

• Histórias matemáticas;

• Multiplicação até 07;

• Divisão até 07;

• Medidas de massa;

• Números pares e ímpares até 4000;

• Dobro, triplo e metade;



3° trimestre



• Classes e ordens;

• Revisão dos conteúdos anteriores;

• Multiplicação até 10;

• Divisão até 10;

• Quádruplo, quíntuplo sêxtuplo.

• Expressões numéricas;

• Representação fracionária;

• Leitura das frações.




Estudos sociais



1°Trimestre



• Comunidade escolar e familiar;

• Zona rural e urbana;

• As 4 estações do ano;

• Como se orientar (pontos cardeais e colaterais);

• Datas comemorativas do trimestre;





2° Trimestre



• Porto Alegre (Localização geográfica, origem, limites, cidades da grande Porto Alegre);

• Porto Alegre (autoridades, serviços públicos, governo, indústria e comércio );

• Datas comemorativas do trimestre;



3° trimestre





• Meios de transporte;

• Meios de comunicação;

• Datas comemorativas do trimestre;





Ciências



1° trimestre



• A terra, o sol e a lua;

• Movimentos da terra;

• Corpo humano (esqueleto, cabeça, tronco, membros superiores e inferiores);



2° trimestre



• Água ( tratamento, importância, potável e poluída, estados físicos);

• Saúde oral;

• Partes das plantas e suas funções;

• Classificação de vertebrados e invertebrados.





3° Trimestre

• Tratamento do lixo;

• Doenças – Dengue;

• Fatores e Agentes causadores de doenças;

• Formas de Contágios e modos de prevenção.

• Higiene para prevenção de Doenças



Educação Física



Conteúdo que serão trabalhados no decorrer dos 3° trimestres





• Jogos cooperativos;

• Atividade física e saúde;

• Jogos com regras;

• Competição com conscientização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário

"A sala de aula interativa é um espaço que cada um pode trilhar sozinho, se desafiando, construindo, descobrindo, através de atividades selecionadas cuidadosamente pela professora.
Além disso, é um espaço, que toda a família pode interagir e continuar aprendendo, não importa onde estiverem."


"O trabalho com Blog, permite uma interação da família com a escola. De certo modo, é um acompanhamento das atividades realizadas, buscando sempre a valorização dos trabalhos realizados pelos alunos."
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...